Acreditamos que cada som possui uma cor, e cada cor tem sempre uma história e uma impressão que inspira em quem a vê. Lançado em 2016, e financiado com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), o Rubro Som é um projeto jornalístico para internet com o enfoque na cena cultural de Londrina-PR. O site foi inaugurado com a ideia de publicar textos, resenhas e matérias sobre as várias manifestações culturais da cidade, como música, teatro, literatura, cinema, artes visuais, e outras.

Nosso objetivo é criar um espaço especializado na produção cultural, com destaque a realizações independentes, e especialmente, autorais, feitas na cidade. Aprofundando a leitura sobre cada projeto ao invés de um espaço de mera agenda. Pretende-se falar de realizações e produções tanto em espaços no centro, como também, nas áreas periféricas do município.

Cada som possui uma cor, e cada cor acontece em um lugar. Seja nos espaços em calçadões e praças, em vilas culturais, ou nos palcos fechados de Londrina – Onde a terra é vermelha/rubra, nossa ideia é ampliar a circulação de informação cultural, sendo uma forma alternativa de acompanhar os diversos projetos que acontecem na cidade.

RubroSom Extra!

Além dos textos produzidos pelo próprio site, ao longo do ano, oficinas de texto jornalístico serão realizadas em escolas de diferentes regiões da cidade. O objetivo é levar aos alunos, já em faixa etária de começarem a pensar na carreira universitária, uma parte teórica sobre o jornalismo cultural, assim como, um breve histórico da atividade no município. Ao longo das oficinas, os alunos terão também um momento para produção de textos jornalísticos – Também sobre realizações na cidade, com o mesmo enfoque editorial do site. Os melhores textos serão publicados no site, como forma de incentivar novos ‘escritores’, assim como, estimular o interesse pela função.