Por Bruno Leonel

O espetáculo teatral ‘Antes do Grito’, com texto assinado por Rafaela Martins e direção de Mayara Dionísio, será encenado nesta quinta-feira (28) em Londrina. O evento, que acontece às 19h30 no auditório do Sesi/AML (Praça Primeiro de Maio) é parte da Mostra de Dramaturgia do SESI, que durante esta semana realizará quatro espetáculos inéditos, todos produzidos durante o Núcleo de Dramaturgia – Teatro Guaíra, realizado em 2015. Todas as apresentações tem entradas gratuitas – Ingressos devem ser retirados no local uma hora antes do evento.

Rafaela Martins (Azul) e Carol Alves atuam em 'Antes do Grito' - Foto: Allan Ferreira.
Rafaela Martins (Azul) e Carol Alves atuam em ‘Antes do Grito’ – Foto: Allan Ferreira.

O evento dá destaque à novos nomes da dramaturgia regional, vários dos autores estão realizando suas estreias em funções como direção e produção dos espetáculos que vão até o dia 30.

SOBRE A OBRA

A peça desta quinta conta a história de duas irmãs que convivem com os traumas e abusos sofridos na infância e que, em um processo de resgate destes momentos, conseguem promover um movimento de cura e libertação. O momento da fala que liberta e expurga a dor.

Presas a uma casa de vidro, as jovens circulam com cuidado na tentativa de preservar aquilo que as conecta com suas essências, mas, por fim, descobrem que confrontar seus medos e suas culpas é único modo de se entenderem como vítimas do abuso e do abandono. As dores jamais passarão, as cicatrizes sempre existirão, mas a superação é o único modo de seguirem em frente e se reconectarem consigo mesmas. “Minhas inspirações indiretas passam por Bergman (cineasta), Raduan Nassar (com Lavoura Arcaica), o realismo fantástico de Gabriel Garcia Marquez, além do pintor Balthus. Busquei também ler matérias e ver documentários sobre crianças e mulheres que sofreram abusos, essas matérias eram bastante abrangentes como uma sobre o número de meninas que se casam antes dos 15 anos no Brasil e um documentário sobre mulheres vítimas do Estado Islâmico. Isso tudo acabou sendo inspiração indireta porque a peça é sobre memória e fala, é uma criação ficcional e bem específica”, contou ao RubroSom, a autora do texto Rafaela Martins que também atua na peça.

O espetáculo 'Antes do Grito' será apresentado nos dias 28 e 30/04. Ele possui texto e direção de Rafaela Martins e atuação de Rafaela Martins e Carol Alves - Foto: Allan Ferreira.
O espetáculo ‘Antes do Grito’ será apresentado nos dias 28 e 30/04. Ele possui texto e direção de Rafaela Martins e atuação de Rafaela Martins e Carol Alves – Foto: Allan Ferreira.

Seguindo uma pesquisa sobre a infância e a sugestão do supervisor do curso, a dramaturga optou por abordar temáticas densas, como o abuso psicológico e sexual e o abandono na infância. Para cumprir tarefa tão desafiadora, o grupo desenvolveu estudos sobre memória e trauma e optou por uma abordagem delicada, expressando em arte a importância da superação dos traumas. “Antes do Grito” recria, assim, um universo dolorido, mas também permeado de delicadeza e punção de vida. “Quando comecei a fazer parte do Núcleo, já dividi com o Mauricio (Arruda Mendonça) meu desejo de contar uma história sobre duas irmãs, nessa altura nada ainda estava definido. Na verdade, na peça, elas são meninas mais ou menos da minha idade e da idade da Carol (que divide o palco comigo). Elas são adultas de vinte e poucos anos, mas que não conseguiram superar alguns traumas da infância e acabam entrando em um movimento de se comportarem como naquela época. A peça não decorre em um tempo definido e na verdade é como uma imersão na memória e na cabeça dessas meninas, é um processo interno e quase terapêutico pra elas porque é quando elas vão conseguir falar sobre determinadas coisas. Essas irmãs são duas, mas também uma, como que se uma se completasse na outra…”, contou Martins à nossa reportagem sobre parte do processo criativo que envolveu a ‘composição’ da ideia. 


FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Rafaela Martins
Orientação de Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça
Elenco: Carol Alves e Rafaela Martins
Direção: Mayara Dionisio
Figurinos: Morena Panciarelli
Música: Murilo Pajolla
Som: João Gabriel Alves
Iluminação: Gustavo Garcia
Fotos: Allan Ferreira
Entrada Gratuita (Retirar ingressos uma hora antes)