Por Bruno Leonel

Desde a semana passada, a Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL, passou a contar com mais um grupo vocal em sua estrutura. O novo projeto denominado Grupo Vocal Épocas, será comandado por Edvaldo Sousa, servidor da Divisão e Instrumentista Musical.

'O grupo surgiu com a ideia de que criássemos uma conduta diferenciada em relação á repertório", contou Edvaldo Sousa, servidor da Divisão e Instrumentista Musical que irá comandar o grupo.
‘O grupo surgiu com a ideia de que criássemos uma conduta diferenciada em relação á repertório”, contou Edvaldo Sousa, servidor da Divisão e Instrumentista Musical que irá comandar o grupo – Foto: Bruno Leonel/RubroSom

O grupo nasceu com a finalidade de desenvolver um repertório diferenciado e que possibilite aos seus integrantes viajar musicalmente, partindo de referências ecléticas indo desda a música renascentista (Baseando-se em compositores como Juan del Encina) e os demais períodos, passando pela música Folclórica, música Sertaneja de Raiz, Jovem Guarda, Bossa Nova, MPB e chegando à música atual, observando sempre a viabilidade musical da obra que pode variar do uníssono à 4 vozes, podendo também ser acompanhado das mais variadas formações instrumentais dependendo do estilo da peça em ensaio. “É uma nova proposta da Casa de Cultura, junto a diretoria foi pedido para que criássemos uma conduta diferenciada em relação á repertório. Quando á variedade, em todas as épocas há músicas boas, tentaremos pensar nas melhores de cada época… As audições acontecem agora no mês de junho e no próximo mês teremos já ensaios. Pensamos também em levar o grupo para apresentações no final deste ano”, contou ao RubroSom o instrumentista Edvaldo.

O grupo foi pensado para um efetivo de 20 integrantes, porém, poderá trabalhar com até 30 cantores/as, com idade a partir de 14 anos e com disponibilidade para ensaiar uma vez por semana no período noturno. Apesar da abrangência musical, a ideia é formar um repertório com arranjos de rápida compreensão, podendo em alguns casos serem elaborados arranjos específicos para o grupo.

Os ensaios acontecerão todas as quintas-feiras das 19:00 às 21:00 horas na sala (garagem) da Divisão de Música e terá como diferencial aulas de teoria musical básica com duração de meia hora, sempre no início dos ensaios.
Podem participar do grupo todas as pessoas que se identificarem com a proposta apresentada, e que possuam alguma aptidão, não sendo necessária nenhuma formação musical anterior. Será feita apenas uma pequena audição para classificação vocal.

O grupo estará realizando audições durante todo o mês de junho para completar o efetivo que já conta com 12 cantores oriundos do Coro da UEL, Coral HU em Canto, Coro Juvenil da UEL e da comunidade londrinense, bem como, da cidade de Rolândia. Os(As) interessados(as) poderão se dirigir à Rua Tupi, nº 210, Centro de Londrina, das 17:30 às 19:00h nos dias de ensaio. Inscrições e participação são totalmente gratuitas.


Serviço
Mais informações poderão ser obtidas na secretaria da Divisão pelo telefone: (43)3322-5224 (horário comercial).