Por Bruno Leonel

A banda londrinense Mucambo de Bantu, que recentemente se apresentou também no Festival Demosul, aqui na cidade, toca neste domingo na Festa Barbada em Londrina. O som começa a partir das 17h, além do show, o evento conta ainda o residente, DJ Ed Groove e mais uma participação do DJ ÁRIDO GROOVE. A festa ainda conta com novidades no ramo da arte, moda e gastronomia.

Mucambo de Bantu toca na última Barbada do ano

A banda – O sexteto londrinense tem um som fortemente influenciado pela black music e encabeçado pela voz da cantora Ana Paula da Costa. Num estilo dinâmico e com certo ecletismo, o repertório de músicas, sobretudo autorais, traz temas variados, crítica social, exaltação à negritude e a cultura brasileira afro-originada. Sob a influência rítmica, da poesia e da filosofia do negro brasileiro, a ideia do grupo nasceu do reconhecimento da riqueza da africanidade da música brasileira, que perdura a gerações e merece ser mantida, valorizada e posterizada nos repertórios das atuais composições.

O nome é uma referência dada pelo grupo a “casas de pretos”. Entre as diversas utilizações, a palavra “mucambo” ou “mocambo” é atribuída às moradias construídas artesanalmente; local de refúgio e residência dos escravos e negros. Já Banto ou bantus faz referência aos primeiros povos africanos escravizados a chegarem no Brasil. Os bantos contribuiriam grandemente na formação do plano cultural do país.


SERVIÇO
Data:
14 de dezembro
Local:
Bar Valentino (Rua Prefeito Faria Lima, 486)
Horário: 17h
Preço:
R$10