Por Bruno Leonel

O longa-metragem Leste Oeste (2016, 86 min), dirigido por Rodrigo Grota e produzido por Guilherme Peraro, conquistou um dos Prêmios Van Gogh da 8ª edição do Amsterdam Film Festival, na Holanda. Produzido pela Kinopus com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), Leste Oeste foi agraciado com um Prêmio Especial do Júri para Melhor Longa Dramático Internacional. Este é o quinto prêmio recebido pelo filme, que já havia conquistado premiações em sua estreia no Cine PE, em Recife, e em festivais nos EUA e no México.

leste-oeste01

Com previsão de estreia nos cinemas para o 1º semestre de 2018, Leste Oeste já participou de festivais na Inglaterra, na Polônia, na Colômbia e na Índia. No Brasil, o filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Festival Lume de Cinema Independente, além de outros festivais, sendo exibido em mais de 10 estados. Recentemente o filme foi finalista do Blow Up Film Fest – Chigago International Art House Film Fest.

Com Simone Iliescu, Felipe Kannenberg, Bruno Silva, José Maschio, Filipe Garcia, Letícia Conde e Edu Reginato nos papéis principais, Leste Oeste conta com roteiro, direção e montagem de Rodrigo Grota (Trilogia do Esquecimento), produção de Guilherme Peraro e Roberta Takamatsu, direção de fotografia de Guilherme Gerais, direção de arte de José de Aguiar, trilha sonora de Rodrigo Guedes, figurinos de Mayhara Nogueira, desenho de som de Alexandre Rogoski, som direto de Bruno Bergamo, maquiagem de Evelise Chaiben, projeto gráfico de Yan Sorgi, assistência de direção de Rafael Ceribelli, Carlos Fofaun e João Mussato, assistência de produção de Marina Stuchi e Lucas Pullin, assistência de som direto de Eduardo Lopes Touché e Giovani Nori, assistência de arte de Camila Melara & Hígor Mejïa, e assistência de fotografia de Gustavo Nakao, Arthur Ribeiro, Ricardo Costa Barros (Carioca), Elizeo Garcia (still) e Lucas Meyer (câmera adicional).

O filme foi rodado ao longo de duas semanas em 2014 e teve sua primeira exibição pública a 7 de maio de 2016 no Cine PE, em Recife, onde conquistou os Prêmios de Melhor Ator (para Felipe Kannenberg) e Melhor Atriz (para Simone Iliescu). Leste Oeste é o primeiro longa-metragem rodado em Londrina por uma equipe local, e é o primeiro longa da produtora Kinopus, que no momento finaliza o seu segundo longa para cinema: um documentário sobre o Assalto realizado ao Banestado a 10 de dezembro de 1987.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)