Por Bruno Leonel

Continuando o bom momento para o cinema londrinense, que vive uma fase de bastante produção, e também, reconhecimento pelas produções lançadas neste ano, o longa-metragem Leste Oeste, com direção de Rodrigo Grota, conquistou o prêmio de Melhor Filme Narrativo (Narrative Feature) do Erie International Film Festival, nos EUA. Trata-se do primeiro prêmio internacional do filme.

O ator Filipe Garcia em uma cena do longa-metragem Leste Oeste - Foto de Elizeo Garcia Junior
O ator Filipe Garcia em uma cena do longa-metragem Leste Oeste – Foto de Elizeo Garcia Junior

O filme foi rodado ao longo de duas semanas, em dezembro de 2014, em Londrina e região. Ele também já havia conquistado dois prêmios em sua estreia em maio no 20º Cine PE – Festival Audiovisual de Pernambuco: Melhor Atriz, para Simone Iliescu; e Melhor Ator, para Felipe Kannenberg. Produzido com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic, Leste Oeste acompanha a trajetória de Ezequiel, um piloto de corridas que após 15 anos volta para a sua cidade natal e encontra uma família fragmentada. “Pesquisas para a produção tiveram início ainda em 2010. Houve um período de tempo de envolvimento, de conversas com a produção… No início já tínhamos a ideia do nome que vai e volta (Fazendo alusão ao personagem, que retorna para a cidade), e outros elementos foram surgindo e ficando mais concretos. Neste roteiro, há diferenças da trilogia do esquecimento (Projeto anterior de Grota) – Foi um projeto no qual me dediquei mais em aspectos como diálogos, e também à direção de atores. No Leste Oeste houve toda uma trajetória com motivações, passado por desejos, e uma profundidade maior… Tivemos personagens muito bem vindos, além de, ter sorte de encontrar em Londrina, pessoas para o resto do elenco”, contou Rodrigo Grota em entrevista ao Rubrosom.


O filme, o primeiro longa-metragem a ser produzido por uma equipe de Londrina, conta com produção de Guilherme Peraro e Roberta Takamatsu, direção de fotografia de Guilherme Gerais (Intergalático), direção de arte de José de Aguiar (Trilogia do Esquecimento), trilha sonora de Rodrigo Guedes (Grenade, Killing Chainsaw), desenho de som de Alexandre Rogoski, som direto de Bruno Bergamo, figurinos de Mayhara Nogueira Piana, maquiagem de Eve Chaiben, projeto gráfico de Yan Sorgi. No elenco, além de lliescu e Kannenberg, estão Bruno Silva, José Maschio, Filipe Garcia, Letícia Conde, Edu Reginato e Ciça Guirado.

Circuito & Distribuição – Após a estreia em Recife em 7 de maio, o longa-metragem Leste Oeste já foi exibido em outros festivais e sessões especiais: Rio de Janeiro (Projac/Rede Globo), São Paulo (40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), Londrina (Cinesystem, Sesc/Semana Literária, Sesi e Espaço de Cinema do Aeroporto), Belo Horizonte (Tela em Transe/Sesc Palladium), Aracaju (Sercine Festival Audiovisual), Cornélio Procópio (CineUrge), São José do Rio Preto (Cinexpresso/Sesc Rio Preto) e na Índia (4th Indian Cine Film Festival).

Desde novembro, o filme conta com distribuição internacional da empresa americana Adler Associates Entertainment Inc, sediada em Los Angeles. Já a distribuição no Brasil está prevista para ocorrer a partir de maio de 2017 inicialmente em salas de cinema.

Séries de TV e Longas – Entre os projetos da produtora Kinopus para o próximo ano estão a finalização da série de TV Brincando com a Ciência!, e a produção da série de TV Família é Família!, ambas aprovadas no FSA para TVs Públicas.

Composta por 26 episódios de 13 minutos cada, a série Família é Família! será rodada integralmente em Londrina e contará com roteiro de Roberta Takamatsu, direção de Rodrigo Grota e produção de Guilherme Peraro. Além desta série de TV, a segunda da produtora, a Kinopus vai finalizar o longa doc sobre o episódio ocorrido a 10 de dezembro de 1987 em Londrina e que ficou conhecido como ‘Assalto ao Banestado‘. O filme é o 2º longa-metragem da produtora e conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic.