Por Bruno Leonel

O jornalista Caio Júlio Cesaro foi confirmado nesta quarta-feira (04) como o novo Secretário de cultura do município. A informação foi confirmada ao Rubrosom pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Londrina. O nome já havia sido sondado anteriormente, por pessoas ligadas à pasta na cidade e a notícia antecipada nesta tarde.

Caio Cesaro durante Maratona de Cinema no Festival da Lapa em 2007 - Foto: Silvana Mangano/Divulgação
Caio Cesaro durante Maratona de Cinema no Festival da Lapa em 2007 – Foto: Silvana Mangano/Divulgação

Caio Júlio é o segundo nome designado pelo Prefeito Marcelo Belinati (PP), após a desistência de Aldo Moraes, nomeado anteriormente, para a pasta. Aldo desistiu do cargo, após já ter sido empossado, após constatação de divergências em prestação de contas com o município devido a realização de projetos anteriores.

A confirmação de Caio Cesaro no cargo já havia sido antecipada primeiramente pelo jornalista Lino Ramos da Rádio Paiquerê em Londrina. No momento, Caio Cesaro que também é jornalista é o coordenador de Programas e Projetos do Ministério da Cultura e também já integrou o Conselho Municipal de Cultura.

Currículo – Nascido em Londrina, Caio Julio Cesaro é doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp; mestre em Comunicação e Mercado e especialista em Técnicas e Teorias da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Em gestão e produção cultural, tem experiências ao ter trabalhado em diversos órgãos como a Secretaria do Audivisual do Ministério da Cultura; foi coordenador geral de Comunicação e Circuitos da Programadora Brasil – projeto do Ministério da Cultura de difusão do cinema brasileiro. Como voluntário, fez a coordenação executiva a Revista Filme Cultura (Revista histórica do Cinema Brasileiro), edições 56 e 57.

Também trabalhou como Coordenação de Comunicação do Festival Internacional de Televisão 2012. Foi diretor da Kinopus Audiovisual entre 2004 e 2013. Atuou como diretor executivo da Associação de Amigos do Centro Técnico do Audiovisual (Rio de Janeiro); coordenou a recuperação de parte do acervo cinematográfico do japonês Hikoma Udihara (Paraná); foi Secretário Executivo da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Nacional); foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Londrina/PR.

Secretariado – Também foram anunciados os nomes da nova secretária de Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, do secretário de Obras e Pavimentação e de Agricultura e Abastecimento, Fernando Tunouti, e do secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elso Augusto Carreri.

(Atualizdo às 23h)