Por Bruno Leonel

Nesta quinta(16), a banda londrinense Convulsão, que depois de 20 anos de hiato retornou aos palcos no ano passado, lança no Barbearia um minidocumentário que conta a trajetória da banda. O filme tem 8 minutos de duração e retrata a carreira da banda entre os anos de 1988 a 1997, na cidade de Londrina. No mesmo evento será lançada a ‘Convulsão Lager Puro Malte’, da Cervejaria Amadeus de Londrina, quem é patrocinadora do documentário.

Banda Convulsão durante show de 'reunião' em 2016 - Foto: Cesar Segundinho
Banda Convulsão durante show de ‘reunião’ em 2016 – Foto: Cesar Segundinho

Além da exibição, a festa ainda vai lançar a Convulsão Lager Puro Malte, cerveja leve com aroma de biscoito e tons de mel, produzida pela cervejaria londrinense Amadeus em homenagem à Convulsão. A noite ainda tem discotecagem com músicas dos anos 80, 90 e 2000, preparada pelos integrantes da banda.”Na realidade eu sou meio que um acumulador de coisas, tenho muito arquivo de matéria de jornal, VHS, gravações da MTV daquela época, vídeos como por exemplo da abertura do show do Sepultura em 1991 (No Moringão), e partes do show do ‘Londrina Underground Scream’ em 1995… Um dos primeiros festivais que organizei. Tenho vários cartazes de shows da década de 90, acho que na banda o único que fazia isso era eu… “, contou Marcelo Domingues, baixista e vocalista da banda, além de ser quem possuia boa parte do ‘material’ usado no documentário.


O filme foi editado e montado pelo produtor Carlos ‘Fofaun’ Fortes (Cine Guerrilha) que assina a produção junto com Matheus ‘Merp’ Pacheco. Após o retorno da banda, em um show de 2016, e depois, se apresentando no Festival Demosul, o convite para produzir o documentário partiu da própria empresa que se interessou em produzir a cerveja ‘tributo’ ao grupo. “Perguntaram dos materiais arquivados que eu tinha e surgiu a ideia de fazer o registro. Voltamos no ano passado de uma forma bem espontânea, encontrei com o Luis Bocão (Percussão)e voltamos a conversar sobre. Tínhamos uma questão de que, 2 0 anos depois, cada um está fazendo uma coisa, nem foi muito difícil, na primeira conversa todo mundo já aceitou… Eu gostei muito do filme, os caras conseguiram sintetizar tudo em 8 minutos, conta de tudo de 1988/1997, pega desde a primeira formação da banda até essa que voltou, achei bacana o resultado, tem takes de 2017 e imagens da década de 90”, contou Marcelo Domingues.

Convulsão – O quarteto registrou cinco demos durante seu tempo de atividade. Em 1995 ia registrar algumas faixas em uma coletânea, mas, de acordo com Marcelo o projeto não se concretizou.”Estamos com uma ideia de registrar novas músicas esse ano, nada pretensioso, a gente quer ter o registro pra gente e disponibilizar pela internet, no fim das contas, temos muitas músicas que não foram gravadas na época… “, contou Domingues.

Banda convulsão em foto de divulgação da 'volta' em Agosto de 2016 - Foto: Divulgação
Banda convulsão em foto de divulgação da ‘volta’ em Agosto de 2016 – Foto: Rei Santos

Convulsão Lager Puro Malte – Com produção da cervejaria Amadeus, A Convulsão Lager Puro Malte é uma cerveja leve com aroma de biscoito e agradáveis tons de mel, seu sabor traz uma personalidade marcante à uma bebida leve e dourada. Sua receita é totalmente livre de conservantes e obedece à lei de pureza alemã, contando com os mais nobres ingredientes. Tem 5,0%VOL.


Serviço
Lançamento do Documentário e Cerveja Convulsão + discotecagem.
Onde: Barbearia (R. Quintino Bocaiuva, 875)
Quando: 16/02 (quinta-feira) – às 20h00
Entrada: gratuita